
Todos Juntos Podemos Ler
Projeto Leitura Inclusiva

Formulário para aquisição de livros aqui
Os livros acessíveis democratizam o acesso à informação, ao conhecimento e à cultura, fundamentais para a formação intelectual e cultural do indivíduo. Neste sentido, com o objetivo de responder a essa diversidade de leitores de forma equitativa, o projeto Leitura Inclusiva visa promover a inclusão educativa e social dos alunos através da leitura.
Este projeto concretiza-se através da adaptação de um conjunto de obras literárias para diferentes idades e anos de escolaridade, em diferentes formatos (audiolivro; pictogramas; escrita para baixa-visão; braille, ilustrações em relevo e LGP (Língua Gestual Portuguesa). A sua operacionalização decorre da mobilização dos diferentes parceiros educativos através de um trabalho articulado com a biblioteca escolar, sustentada num trabalho de parceria com outras escolas e entidades locais.
As obras adaptadas proporcionarão aos alunos condições de equidade, indo ao encontro das expetativas, das potencialidades e necessidades educativas de cada um, proporcionando, simultaneamente, um sentimento de pertença e de inclusão.
LIVROS ADAPTADOS
O meu vizinho é um cão - Isabel Minhós Martins
Sinopse
É uma história sobre vizinhos, relações de vizinhança e sobre expetativas e preconceitos.
Conta-nos como a vida de uma menina, que morava num prédio onde “quase nada acontecia”, se transforma com a chegada de novos vizinhos – criaturas animais e à primeira vista bizarras, que vão afinal mostrar-se simpáticas e disponíveis para estabelecer laços com aqueles que as rodeiam.

Planeta azul - Luísa Ducla Soares
Sinopse
Um livro de poemas que apresenta a beleza da Terra e, ao mesmo tempo, alerta para a importância da preservação ambiental.
A autora descreve a Terra como um lugar diversificado, cheio de magia e capaz de maravilhar, mas também destaca os problemas ambientais que a afetam, convidando crianças e adultos a refletirem sobre a importância de proteger o nosso planeta, enfatizando que a responsabilidade é de todos.
